Pesquisar este blog

11 dezembro 2010

Guia de Compra: Placas de vídeo


Se você tem um sobrinho que vive reclamando que o computador dele não roda jogos muito bem e por isso ele quer um Play Station, o problema pode está na placa de vídeo do garoto, e se quer fazer a alegria dele neste natal e a sua não tendo um rombo nas contas tente resolver o problema dele dando uma placa de vídeo. 


A placa de vídeo é uma parte do pc que "faz" as imagens que serão exibidas no monitor, para jogar games novos é preciso uma placa de vídeo potente, mas sempre se pode achar boas opções no mercado.

Também é preciso lembrar que a placa de vídeo é um componente que dependendo de seu desempenho é um item que pode consumir um valor significativo de energia, placas low-end geralmente não vem com o plug de energia que placas mid-end tem e que placas de alto desempenho chegam a ter dois, pois elas não precisam de mais do que os 75W que o slot PCI-E da sua placa mãe pode oferecer. Mas de qualquer forma, é muito aconselhável que se de uma atenção especial a fonte de alimentação do computador para ver se ela aguenta a sua placa de vídeo pretendida. ( Para mais informações, leia este artigo sobre fontes de alimentação.)

Outra coisa a se notar é o gargalo que seu processador pode causar na placa de vídeo, um exemplo breve é que um Pentium 4 não consegue acompanhar uma HD 5970, em resumo, você precisa ter um computador balanceado, que nada seja muito high-end e outras coisas completamente low-end. Então se você vai comprar outra placa de vídeo, procure ver até quando seu processador limitará todo o poder de fogo dela.

Low-end:
O mercado low-end é o mercado de baixo custo. As placas de vídeo nesta faixa de preço conseguem rodar jogos antigos ou novos mais básicos, são ótimas também para exibição de DVDs blu-ray. Vamos as opções

AMD (ATI):
AMD (ATI) HD 5450. Ótima placa de baixo custo. Roda jogos casuais em baixa resolução e gráficos mínimos, ideal para uso caseiro para assistir DVDs em blu-ray e contem recursos novos como DirectX 11. Consumo de energia ínfimo.

AMD (ATI) HD 5570. Placa com bom desempenho para assistir filmes. Contem um baixo consumo de energia e roda jogos casuais com um nível mediano em baixas resoluções, também contem DirectX 11. (note que a memória da placa citada é DDR3, existem modelos com DDR2 que apresentam desempenho menor)

NVIDIA:
NVIDIA GT 240. Bom desempenho para aplicação caseira e jogos casuais, gasto mediano de energia para este nicho do mercado. Seu desempenho é próximo da HD 5570

Conclusão:
A melhor opção para este nível de preços é a AMD HD 5570, já que gasta pouca energia e faz todas as aplicações que são possíveis a uma placa desse nível sem grandes problemas


Mid-Low\End
Mercado de placas de vídeo boas para a maioria dos jogos atuais com boa resolução e gráficos no máximo.

AMD:
AMD (ATI) HD 5770. Umas das rainhas do custo\benefício, seu consumo de energia é muito pouco e suporta várias aplicações de edição de vídeo e jogos com gráficos no High e grandes resoluções, e em alguns casos em Full-HD

AMD (ATI) HD 6850. Placa com custo ainda um pouco elevado por ser lançamento, porém com grande capacidade de rodar jogos em Full-HD com gráficos no High sem travamentos.

NVIDIA:
NVIDIA GTS 450. Placa com excelente desempenho pelo preço oferecido, é capaz de rodar jogos atuais sem problemas em grandes resoluções e bons gráficos. Também ideal para edição de vídeos não muito pesados.

NVIDIA GTX 460. Também contem um ótimo custo\benefício. Tem desempenho pouco a cima da HD 5770. (Note que esta placa existe na versão de 1GB e 768MB e a GTX 460 SE, procure sempre a de 1GB)

Conclusão:
Apesar da AMD HD 6850 tem um desempenho superior a NVIDIA GTX 460, em jogos é um valor mínimo, portanto nesse nicho do mercado a campeã é a GTX 460. (Modelo de 1GB)

High-End
Mercado para entusiastas e pessoas que precisão de real poder de vídeo, as placas custam bem caro porém caso as queira para jogos poderá jogar com resolução maior que Full-HD sem problemas.

AMD:
AMD (ATI) HD 5870. Apesar de ser uma geração passada, ainda apresenta uma das melhores escolhas neste nível do mercado, roda qualquer jogo atual em resoluções que você não imagina e é uma ótima opção para edição de vídeo pesados.

AMD (ATI) HD 5970. Detém o título de placa de vídeo mais potente do mundo, ela não é uma placa de vídeo como as outras que contem apenas 1 chip gráfico, mas sim 2 chips trabalhando em conjunto na placa. Roda tudo que você imaginar.

NVIDIA:
NVIDIA GTX 580. A placa com apenas 1 chip gráfico mais rápida do mundo, esta placa aproxima-se da HD 5970 em várias ocasiões.

Conclusão:
Se você já tem dinheiro para comprar algo nesta faixa de preço, então não custa nada juntar um dinheirinho a mais para comprar uma HD 5970, apesar da GTX 580 chegar bem perto, em grande resoluções os dois chips prevalecem com boa vantagem.

E aí, já decidiu quanto quer gastar? pesquise bem sua situação e veja as melhores opções para seu uso.

Obs: A AMD dia 15 lançará suas placas para concorrer com a GTX 580 da nova geração
Obs²: A GTX 570 não foi incluída aqui por não ter chegado no Brasil ainda
Obs³: Todas as três lojas aqui são de qualidade garantida, porém sempre procure pesquisar mais (www.londritech.com.brhttps://www.guerradigital.net/http://www.terabyteshop.com.br/)









2 comentários:

Vinicius disse...

Você fez um bom trabalho em comparar os três segmentos de placas do mercado. No entanto, como você começa o artigo falando no popular pro tio (que aparentemente nao deve entender de informatica) que o problema do pc do sobrinho dele é a placa de vídeo, logo deduz-se tambem que ele nao saca nada sobre Fontes nem de Gargalo.

Se puxasse um pouco pra esses dois assuntos seria um artigo de primeira qualidade.

Abraços

Bernardo disse...

Vinicius, valeu a crítica, realmente ficou meio (muito) errado esse começo, e ainda por erro meu não era pra ter escrito "o problema é" mas sim "o problema pode ser", vou adaptar o começo pra esclarecer melhor pessoas mais leigas no assunto.

Postar um comentário