Pesquisar este blog

23 março 2011

China quis apelar pra foguetes de picapes pra controlar o clima


Graças à uma das secas mais rigorosas das últimas seis décadas nas regiões da China por este inverno, o governo não quis nem saber se a natureza iria ajudar ou não. Decidiram logo apelar e resolver a parada de uma vez com foguetes lançados de picapes, mais baratas do que aviões no procedimento.

As autoridades do país recorreram à semeadura de nuvens, que são minúsculas partículas de iodeto de prata que são lançadas contra as nuvens para dar origem aos cristais de gelo que acabam se transformando em chuva. Se não me engano tal ação foi utilizada nas olimpíadas de Pequim, em 2008, mas com o objetivo contrário, queriam evitar chuvas.

Nos últimos meses, governantes na província de Shandong lançaram cerca de 5.800 foguetes, muito mais que os EUA, que raramente aderem a tal meio de controle climático, devido à questões de responsabilidade e certos problemas na justiça. O resultado da semeadura foi bastante positivo, áreas agrícolas que estavam com o problema de seca receberam neve ou chuva e ajudaram bastante contra problemas nas plantações de trigo na China.

Créditos: Jalopnik