Pesquisar este blog

13 novembro 2010

Entenda o mercado de placas de vídeo


Atualmente as duas gigantes do mercado de placas gráficas são a AMD e a NVIDIA, elas disputam geração a geração o título de melhor placa de vídeo para cada seguimento do mercado, disputa que muitas vezes não é muito limpa, mas que sempre vinha dando uma bela guerra de preços fazendo com que o consumidor saísse ganhando.



Conhecendo os dois lados e possíveis futuros concorrentes:

A AMD comprou a ATI em 2006, muitos questionavam se esta seria uma boa aquisição já que a AMD não era rica como a Intel e portanto talvez não conseguiria manter duas empresas desse porte. Os anos passaram e a situação agora é outra, no meio do ano (2010) a AMD resolveu "matar" a ATI e unificar o seu setor de placas gráficas com os de processadores. A empresa vive um momento mágico no mercado, desbancando sua grande concorrente em gerações recentes.

O lado verde da força é formado pela NVIDIA, desde o início no mercado, fora uma das poucas que conseguiram se manter no mercado de placas gráficas sendo por muito tempo a detentora das melhores placas de vídeo existentes. A empresa sempre foi cercada de polêmicas sobre o renomeamento de placas de vídeo e pelo seu PhysX, um recurso de amor e ódio no mundo dos games. Atualmente a empresa não vive seu melhor momento.

A gigante do mundo dos processadores Intel também começa a gostar do mercado de placa de vídeo discretas, investindo pesado na criação de placas de vídeo do lado azul, até agora não obteve bons resultados com o Larrabee, tendo cancelado o programa para voltar a desenvolver ano que vem.

As polêmicas:

A NVIDIA é a campeã nesse quesito, sendo acusada varias vezes por limitar desempenho de placas concorrentes em jogos que usam PhysX, fazendo até alguns jogos fiquem impraticáveis sem uma placa NVIDIA. Outra grande polêmica nesse mercado é o renomeamento de placas antigas para conseguir vende-las como novidade, a AMD apesar de já ter feito isso, faz muito tempo que parou essa prática lamentável lançando apenas novidades no mercado, a NVIDIA adorava fazer isso com seu chip G92, exemplo uma GeForce 8800GT é a mesma coisa que uma 9800GT, mas felizmente, a empresa também já está parando com estes atos.


Uma aula rápida, para que servem as placas de vídeo?

Placas de vídeo podem ser integrados a placa mãe (On-Board) ou discretas (a placa em si). Vídeos discretos tem uma grande variação no desempenho para cada chip feito. Vídeos On-Board geralmente (pegue-se como sempre) são fracos, rodam apenas jogos leves e foram feitos apenas para navegar na internet, officer e tarefas leves em geral.

A nomenclatura das placas de vídeo:

Cada fabricante tem uma forma de nomear seus diferentes chips gráficos. A AMD geralmente usa os prefixos "Radeon HD" e a NVIDIA usa "GTX" para placas de alto desempenho "GTS" para placas intermediárias. Para entender melhor o nível de desempenho das placas AMD você deve analisar os números, exemplo:

Radeon HD 5770, o primeiro número (5) mostra o número da geração da placa. O segundo número (7) mostra o nível dela dentro dessa geração, logicamente quanto maior o número mais forte a placa, este número pode ser 4 e 5 (placas de baixo desempenho) 6 e 7 (placas intermediárias) 8 e 9( placas de alto desempenho e entusiastas). O terceiro número indica qual o nível de desempenho dessa placa dentro da família dela, cada família tem geralmente 2 ou 3 placas (salvo exceções), se uma placa é 57xx, ela pode ser 5770 (maior desempenho dentre a família 57xx) ou 5750 (apresenta um desempenho ligeiramente menor que a 5770), O último número não importa, sempre é zero.
A nomenclatura dada pela NVIDIA é mais fácil de ser entendida, exemplo

GTX 260. O primeiro número significa a geração (atualmente está diferente, existe a GTX480 e a GTX 580, as duas são da mesma geração, só que uma está uma revisão a mais, a mudança de nome ocorreu na tentativa de amenizar o desastre que fora a placa GTX480, então creio que essa mudança valha só para essa geração). O segundo número indica o desempenho dela dentro da geração, estes números pode ser 6 (placa intermediária avançada) 7, 8 e 9 (desempenho e entusiasta). O último número indica geralmente a revisão da placa, podendo ser 0 ou 5 (exemplo GTX285), é difícil de ocorrer, mas geralmente placas com o 5 no final são melhores em termos de eficiência energética.

GTS 450. basicamente a mesma coisa que as GTX, muda apenas que não contem tantas famílias dentro da geração.



O que é TSMC e GF:

São duas foundrys de chips, a TSMC (Tawian Semiconductor Manofacture Company) é a principal até hoje, ela produz vários tipos de chips para diferentes empresas e teve grandes problemas com a litografia em 40nm.
A GF (Global Foundry) fora uma foundry feita a partir da compra de Fabs da AMD, ela recebe forte investimento e já está adiantando sua litografia de 28nm para a próxima geração de placas de vídeo.

Como anda o mercado atualmente:

O mercado que fora acostumado a ter uma NVIDIA sempre impondo os preços que queriam e a AMD correndo atrás deixando os preços mais baixos para poder competir está mudando desde a geração 48xx, a AMD começou a tomar controle do mercado com ótimos lançamentos e a NVIDIA teve grande problema com a TSMC atrasando em 7 meses sua nova geração DX11 e mesmo assim quando as placas chegaram sendo uma decepção por esquentarem e consumirem demais. A AMD ultrapassou a NVIDIA no mercado de placa de vídeos este ano, mudando assim o jogo.

Considerações finais:

Sempre procure andar informado sobre o mercado de placas de vídeo, é um mercado muito dinâmico, a cada 6 meses (em geral) há um novo lançamento.