No Brasil o imposto sobre vídeo games somados podem chegar a absurdos 151% sobre o valor normal dele no mercado norte americano. Está na hora de mudar essa realidade.
Os vídeos games sofrem diversos tipos de impostos cobrados pelo governo federal e estadual, estes impostos são em formato cascata, isto é, vão acumulando até dar um preço final totalmente absurdo sobre o preço inicial dele.
Quais são os impostos sofridos pelos vídeo games:
Os impostos cobrados em cima de um simples console são cinco.
Imposto de importação (+20% sobre o valor inicial)
COFINS (+7,60%)
PIS (+1,65%)
IPI (+50%, sim, você leu certo,são realmente 50%)
ICMS (+25% para o estado de São Paulo*)
E todos esses impostos excluindo as cobranças com frete do produto, e o lucro (que não é nem de longe pequeno por parte dos lojistas).
Caso PlayStation 3:
O PlayStation 3 é sem sombra de dúvida o caso mais polêmico dentre os três consoles da sétima geração sendo vendido no brasil 3.5 vezes mais caro que nos Estados Unidos. Claro que se deve ser considerado os lucros dos vendedores e toda a burocracia, mas o que é inexplicável é que, antes da chegada o Playstation 3 nacional, ele era comercializado a 1000~~1400 reais, e com a chegada do modelo nacional ele sem nem uma explicação subiu para 2000. A Sony afirma não ter nem um lucro com as vendas do console no Brasil,mas se ela não tem nem um lucro, quem tem?
Fazendo os cálculos, um PS3 com todos os impostos pagos custa 1400,2 reais, mas as taxas de frete e etc ele deve ficar em 1550, e ai? para onde vão estes 450 reais que sobraram?
Está na hora de botar a baixo tantos impostos:
Existem duas grandes campanhas pela internet pro a redução do imposto sobre vídeo games, são elas:
Campanha apoiada por vários sites e gigantes do mundo dos games como a Konami, Blizzard, Actvision e EA.
Abaixo assinado para o projeto de lei 300/7, apresentado em 2007 pelo deputado Carlito Merrs (PT-SC), estende para os benefícios que desoneram os produtos de informática.
Ajude, divulgue estas campanhas e faça que um mercado tão promissor na área de games cresça.