Pesquisar este blog

02 fevereiro 2012

Smartphones e o mimimi contra a evolução


Já estou cansando de conversar com amigos e ler na internet: "Os smartphones atuais não precisam de mais hardware, e sim mais software. Olhe o Android, ele é uma merda e só funciona com hardware forte".

Tenho que concordar que o Android não é a melhor coisa do mundo em termos de optimização, e que seria interessante que o Google trabalhasse em cima disso, mas concordemos, ninguém ATUALMENTE precisa de processadores dual-cores em smartphones. O IOS é o rei nesse caso, feito só somente e apenas para funcionar em 4 ou 5 aparelhos, o que pode se dar ao luxo de não ter um hardware tão forte.

Mas agora, só porque um sistema é relativamente pouco optimizado, não significa que temos que parar toda a inovação em hardware que estamos tendo. Ano passado surgiram os dual-cores e ainda esse mês teremos os primeiros quad-cores, os processadores estão ficando várias vezes mais rápidos consumindo menos, e tudo isso em um ritmo frenético. É impressionante ver como a tecnologia ARM está evoluindo rápido, ela é o futuro dos processadores, não digo apenas no mercado móvel, mas de grande parte da computação.

Então, não vamos parar com essa de que tem que frear a inovação dos processadores, eles realmente podem está bem além do necessário, mas essa é a magia da coisa, temos que continuar evoluindo, sempre.